terça-feira, 3 de julho de 2012

O poder emagrecedor das framboesas

As framboesas orgânicas são delicadas, saborosas ricas em vitaminas, fibras e polifenóis e devem estar presentes na dieta regular, pelo seu potencial protetor à saúde, além de serem isentas de contaminantes químicos que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente. Para obter benefícios funcionais, o seu consumo deve ser regular e estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. 

Um estudo realizado in vivo por pesquisadores japoneses em 2004, demostrou que além do baixo valor calórico (52 kcal), as framboesas têm ação anti-obesidade: As cetonas presentes nos frutos estimulam o metabolismo do tecido adiposo branco e marrom, inibem a absorção de lipídeos no intestino delgado pela inibição da enzima lipase pancreática, e suprimem o aumento do tecido adiposo visceral e subcutâneo induzidos por consumo excessivo de frutose. Essas substâncias estimulam a termogênese, sendo efetivas na prevenção da obesidade induzida pelo consumo excessivo de gorduras e açúcares, embora esses mecanismos não estejam completamente esclarecidos e não possam ser considerados os fatores mais importantes na prevenção e redução da obesidade.


As nossas framboesas podem ser encontradas no Quintal dos Orgânicos, na Vila Madalena, São Paulo.

Referência

MORIMOTO et al. Anti-obese action of raspberry ketone. Life Sciences 77 (2005) 194-204. POLL, Heloísa et al. Anuário Brasileiro da Fruticultura. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2011. 128 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário