Amoras



As amoras-silvestres são o fruto (pseudobaga ) de arbustos (amoreira-silvestre) do género Rubus, da família das rosáceas. São muitos os tipos do que é vulgarmente designado como "amora" – incluindo muitas cultivares híbridas, com mais de duas espécies ancestrais. A amoreira-preta (Rubus spp) se destaca como uma das espécies que tem apresentado um crescimento de área cultivada nos últimos anos no Brasil. Sua origem não é muito definida (provavelmente da Ásia, introduzidas na Europa por volta do século XVII), possuindo características de adaptação climática muito variadas, em relação à necessidade de horas de frio/ano para a frutificação.

Informações nutricionais das amoras in natura

Os frutos apresentam altos teores vitamina C, e são fontes de fibras e Beta caroteno. A fruta ao natural oferece ainda minerais como cálcio, ferro, zinco, cobre e selênio, além das vitaminas A, B1, B2, ácido fólico e pantotênico, e vitamina E.

A literatura menciona ação anti-cancerígena, pela ação do ácido elágico. Outra utilização crescente é como tônico muscular nas práticas desportivas, pelo alto teor de potássio (162 mg). Outras propriedades mencionadas: ação depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente. Tem poderosa propriedade antioxidante por sua combinação de vitaminas C e E, além de conter pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Dentre os diversos efeitos benéficos das amoras destacam-se:
  • Baixo valor calórico (43 kcal) que a torna adequada a dietas de emagrecimento.

  • Presença de sais minerais: 100g de amoras fornecem 162 mg de Potássio, além de cálcio (29 mg ou 1,2% de IDR), magnésio, ferro, zinco e cobre.
  • Altos teores em vitamina C ou ácido ascórbico: 100g de amoras fornecem 21 mg desta vitamina, ou seja o equivalente a aproximadamente 46% da IDR (Recomendação de ingestão diária). Essa vitamina tem potente ação antioxidante (removendo radicais livres e impedindo a oxidação do colesterol), além de auxiliar a síntese de colágeno (proteína que faz parte da estrutura da pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões), participa da síntese de energia, da conversão do colesterol em ácidos biliares, facilita a biodisponibilidade do ferro e participa do metabolismo de aminoácidos e minerais.

  • Apreciáveis teores de vitamina E (1,17 mg ou 11% de IDR) e vitamina A (214 IU ou 10% de IDR).

  • Fonte de fibras, de enorme importância no processo digestivo (5,3 g por 100g ou 21% de IDR). As fibras beneficiam o organismo diminuindo o tempo de trânsito intestinal e aumentando o volume do bolo fecal, sofrendo fermentação positiva por parte da microbiota colônica, reduzindo os níveis sangüíneos de colesterol e os níveis sangüíneos de glicose pós-prandial.

  • Presença significativa de compostos fenólicos, os Betacarotenos (128 mcg) e antioxidantes neutralizadores de radicais livres. Os carotenóides são um grupo de pigmentos que variam do amarelo-claro ao laranja-avermelhado e podem atuar como antioxidantes, possivelmente reduzindo os riscos de câncer e outras doenças.

  • O ácido elágico, outro fitoquímico presente nas amoras e framboesas, possui funções anti-mutagênica, anticancerígena e além de ser um potente inibidor da indução química do câncer. Essa substância também têm mostrado propriedades inibidoras contra replicação do vírus HIV transmissor da Aids.
 Composição centesimal das amoras in natura

Água
g
88.15
Energia
kcal
43
Proteína
g
1.39
Gordura total
g
0.49
Fibras totais
g
5.3
Carboidrato total
g
4.88
Cálcio, Ca
mg
29
Ferro, Fe
mg
0.62
Magnésio, Mg
mg
20
Fósforo, P
mg
22
Potássio, K
mg
162
Sódio, Na
mg
1
Zinco, Zn
mg
0.53
Cobre, Cu
mg
0.165
Manganês, Mn
mg
0.646
Selênio, Se
mcg
0.4
Vitamina C, total ácido ascórbico
mg
21.0
Tiamina
mg
0.020
Riboflavina
mg
0.026
Niacina
mg
0.646
Ácido Pantotênico
mg
0.276
Vitamina B-6
mg
0.030
Folato, total
mcg
25
Vitamina A, RAE
mcg_RAE
11
Beta Caroteno
mcg
128
Vitamina A, IU
IU
214
Vitamina E (alpha-tocopherol)
mg
1.17
Beta Tocoferol
mg
0.04
Gamma Tocoferol
mg
1.34
Delta Tocoferol
mg
0.90
Vitamina K (phylloquinone)
mcg
19.8
Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23 (2010)